O MODELO DO PROCESSO DECISÓRIO DO CONSUMIDOR PARA O DESCARTE DE BENS: UMA APLICAÇÃO FOCADA EM BENS DE VALOR HEDÔNICO E EMOCIONAL

  • Author
  • Andreza Vieira Araújo
  • Co-authors
  • Diego Mota Vieira , Thaíssa Velloso Castelo Branco
  • Abstract
  • Modelos de processo decisório do consumidor já estão consolidados na literatura, porém, pouca atenção parece ser dada à etapa de descarte. Logo, a presente pesquisa procura contribuir com os estudos sobre o comportamento de descarte do consumidor e tem como objetivo geral analisar o processo decisório de estudantes universitários para o descarte de bens de valor hedônico e emocional a partir da aplicação empírica do Modelo Decisório do Consumidor para o Descarte de Bens. Sendo assim, foram conduzidas 15 entrevistas online semiestruturadas com estudantes universitários de diversos cursos. Em seguida, a análise de conteúdo foi delineada com o auxílio de árvores de categorias. Dentre os resultados, destaca-se que o reconhecimento da necessidade de descarte pode ser postergado por causa do apego do consumidor com o bem. Logo, os entrevistados preferem guardar o objeto pela nostalgia e pela esperança de reviver experiências passadas. Isso implica que a alternativa de jogar fora é a última a ser considerada, entretanto, quando o fazem, procuram manter o vínculo descartando para pessoas próximas. Como contribuições, a presente pesquisa observa a pertinência do Modelo Decisório do Consumidor para o Descarte de Bens e, ao mesmo tempo, agrega ao evidenciar especificidades da análise de bens com valor emocional e hedônico.

     

  • Keywords
  • comportamento de descarte do consumidor, bens de valor hedônico, bens de valor emocional, Modelo Decisório do Consumidor para o Descarte de Bens.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares