Modelos de processo decisório do consumidor já estão consolidados na literatura, porém, pouca atenção parece ser dada à etapa de descarte. Logo, a presente pesquisa procura contribuir com os estudos sobre o comportamento de descarte do consumidor e tem como objetivo geral analisar o processo decisório de estudantes universitários para o descarte de bens de valor hedônico e emocional a partir da aplicação empírica do Modelo Decisório do Consumidor para o Descarte de Bens. Sendo assim, foram conduzidas 15 entrevistas online semiestruturadas com estudantes universitários de diversos cursos. Em seguida, a análise de conteúdo foi delineada com o auxílio de árvores de categorias. Dentre os resultados, destaca-se que o reconhecimento da necessidade de descarte pode ser postergado por causa do apego do consumidor com o bem. Logo, os entrevistados preferem guardar o objeto pela nostalgia e pela esperança de reviver experiências passadas. Isso implica que a alternativa de jogar fora é a última a ser considerada, entretanto, quando o fazem, procuram manter o vínculo descartando para pessoas próximas. Como contribuições, a presente pesquisa observa a pertinência do Modelo Decisório do Consumidor para o Descarte de Bens e, ao mesmo tempo, agrega ao evidenciar especificidades da análise de bens com valor emocional e hedônico.