ESTUDO SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DO MODO DE PENSAR E AGIR DAS LIDERANÇAS NUMA INDÚSTRIA DO SETOR DE ALIMENTOS NA REGIÃO DO VALE DO CAÍ/RS

  • Author
  • Ana Carolina Canani
  • Abstract
  •  

    As lideranças têm papel fundamental nos resultados das organizações. De acordo com Charan et al (2018, p. 24), o desafio para as empresas é garantir indivíduos nas posições de liderança com “nível adequado às suas habilidades, ao gerenciamento de tempo e aos valores profissionais”. Nessa ótica, o objetivo deste trabalho foi analisar e identificar a forma de pensar e agir dos líderes, para conhecer as necessidades de desenvolvimento da liderança, conforme a percepção de supervisores, visando atender às demandas no contexto da Indústria 4.0, numa organização multinacional que atua no segmento de alimentos, localizada, na Região do Vale do Caí, RS. Os procedimentos metodológicos envolveram um estudo de caso, uma pesquisa exploratória junto aos supervisores subordinados às lideranças das áreas de produção e administrativa, conforme uma concepção geral das práticas, perfis, e competências sejam elas humanas, técnicas ou comportamentais, evidenciando as formas de pensar e agir desses líderes, assim como uma revisão da literatura, análise documental e entrevistas não estruturadas. Concluiu-se que, a partir das entrevistas, cujo questionário utilizado durante a pesquisa foi baseado no modelo desenvolvido pelos autores Lima e Teixeira (2000) sinalizou uma liderança centrada, nos subordinados, nas relações, no resultado e no uso da liberdade administrada por parte da equipe, havendo condições para delegar decisões e compartilhar decisões

     

  • Keywords
  • : Liderança. Desenvolvimento. Gestão de Pessoas
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares