ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND CORPORATE GOVERNANCE (ESG): UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DAS PRÁTICAS QUE INFLUENCIAM NO VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS

  • Author
  • FABIANA SOUSA RIBEIRO
  • Co-authors
  • Arthur Antonio Silva Rosa , Luciana Carvalho
  • Abstract
  •  

    O objetivo desta pesquisa é identificar as características dos artigos publicados sobre as práticas de Environmental, Social and Corporate (ESG) que influenciam no valor de mercado das empresas. Para se atingir o objetivo, como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliométrica com abordagem quantitativa, sendo a coleta de dados feita por meio da plataforma Web of Science. Os principais resultados são que a maioria dos artigos foram publicados em 2021, possuem três autores e que 68% dos artigos publicados encontraram evidências que comprovam que há influência das práticas de ESG no valor de mercado das empresas, 20% dos artigos demonstraram que há influência, mas com alguma condição e por fim, em 12% dos artigos os autores não encontraram evidências que comprovam que há influência das práticas de ESG no valor de mercado das empresas. Sugere-se como estudos futuros a ampliação da amostra para a coleta de mais artigos sobre o assunto.

     

  • Keywords
  • Environmental, Social and Corporate (ESG), Valor de mercado, Bibliometria.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Finanças
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares