PROPOSTA DE MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS TÉCNICAS PARA A ÁREA DE DESIGN EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA

  • Author
  • Luana Catoni Trentini
  • Co-authors
  • Dannyela da Cunha Lemos
  • Abstract
  •  

    Esse projeto propõe um modelo de mapeamento de competências técnicas para apoiar a área de pessoas de uma empresa de tecnologia a atingir o objetivo de alocar os colaboradores de forma assertiva em um ou mais projetos. Fundamentado nos modelos de mapeamento de competências propostos por Brandão (2017), Leme (2008) e Fernandes e Fleury (2005), a área de design foi escolhida para servir como teste para o modelo proposto. Foi realizada primeiramente uma coleta de dados por meio de uma entrevista com o gestor para validar os conhecimentos técnicos e os pesos de cada competência. Posteriormente foi aplicado um questionário com os colaboradores a fim de mapear o tempo de experiência e conhecimento das competências técnicas necessárias para a área. O objetivo do modelo é a criação de um banco de dados com as informações de quais competências técnicas cada área da empresa possui para auxiliar na assertividade das alocações, evitando a perda de produtividade e rentabilidade por alocações equivocadas. Os resultados são apresentados de duas formas: por subárea e por competência técnica individual. De modo que para o primeiro, os valores mais próximos de cinco correspondem a mais tempo de experiência e senioridade na subárea enquanto que para o segundo, os valores mais próximos de um representam mais senioridade e conhecimento técnico. O modelo, quando implantado para todas as áreas ajudará a área de pessoas a ser mais estratégica, assim como contribuir mais no planejamento de crescimento da organização.

  • Keywords
  • Competências técnicas; Modelo de competências técnicas; Tecnologia.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares