Os espaços de co-working como ambientes de desenvolvimento e inovação dos negócios

  • Author
  • Tamiris Zanini Medeiros
  • Co-authors
  • Elenice Padoin Juliani Engel
  • Abstract
  •  

    Com o aumento da globalização, surge a necessidade de inovações e de espaços compartilhados chamados de co-workings, que empreendedores de diversos campos de atuação podem alocar para o crescimento e prosperidade de suas empresas. Observando este cenário, o presente estudo teve como objetivo identificar quais são as necessidades dos empreendedores que estão nos espaços de co-working como ambientes propícios ao desenvolvimento e inovação dos negócios. Baseou-se em uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa e de levantamento de campo. Os dados foram coletados a partir do Google Docs, por meio de questionário enviado para os associados aos co-workings presentes nas regiões estudadas, compondo uma amostra não probabilística. Também foram feitas entrevistas com os gestores destes espaços para melhor entendimento de como funciona uma estrutura de co-working.  Os resultados demonstraram que a maioria dos co-workings é composta por empresas MEI, micro e pequeno porte, que em grande parte atuam em todo o país e até internacionalmente. A infraestrutura de cada espaço se apresenta favorável e de qualidade para a abertura de novos empreendimentos. Os co-workings em grande parte estão atuando no mercado há pelo menos 2 anos. Os serviços prestados são diversos, desde empreendimentos relacionados a marketing, até universidades. Com relação às necessidades dos associados, co-workers, verificou-se que a maioria precisa de palestras, captação de recursos financeiros e participações em eventos setoriais para ampliação de conhecimento e crescimento de seus negócios.

     

  • Keywords
  • Inovação, empreendedorismo, co-working, habitats de inovação
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares