GESTÃO DE MARCAS NO MARKETING B2B: ESTUDO DAS STARTUPS E O SETOR DE INOVAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA

  • Author
  • Pedro Mascarenhas de Barros
  • Co-authors
  • Marco Antônio de Moraes Ocke
  • Abstract
  • As marcas servem nos mercados B2B aos mesmos propósitos que nos mercados de consumo, facilitando a identificação de produtos, serviços e negócios ao mesmo tempo que os diferenciam dos concorrentes, aumentando o valor percebido pelo comprador organizacional, reduzindo o risco e a complexidade na tomada de decisão de compra. Neste contexto, o objetivo central da pesquisa é identificar e contextualizar a gestão de marcas como ativo estratégico, na construção e manutenção de relacionamentos duradouros entre startups no setor de inovação do Estado de Santa Catarina. Assim, a pesquisa qualitativa exploratória e descritiva tem o foco em empresas da Grande Florianópolis. O método de pesquisa adotado neste trabalho é a análise de conteúdo e as técnicas de coleta de dados são calcadas em entrevistas em profundidade, análise documental e observação participante. Esta pesquisa buscou contribuir com o avanço no conhecimento de gestão de marcas no ambiente B2B com enfoque em empresas de base tecnológica no contexto catarinense.

  • Keywords
  • Marketing; B2B e Startups
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares