A padronização de uma gestão de inventários, com informações extraídas por meio de dados íntegros e aplicação de metodologias para resultados eficazes na área de análise, é fundamental para a eficiência do controle de estoques de uma empresa. Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação da metodologia DMAIC, que se concentra no ciclo de etapas definir – medir – analisar – melhorar – agir, para obter melhoria da rotina dos inventários de estoques no que concerne os departamentos de telefonia e de informática de uma empresa varejista. O recorte das áreas de telefonia e de informática justificou-se por representarem, juntas, 15% do faturamento, o que significa uma das maiores rentabilidades da organização. O estudo foi realizado como ponto de partida para uma nova adequação do processo de inventário da rede varejista. Nessa empresa, o cenário de movimentação de estoques dos produtos de telefonia e de informática, seguiu o fluxo desde a compra com fornecedores e distribuidores de todo Brasil até o recebimento das mercadorias no Centro de Distribuição (CD), localizado em uma região estratégica da capital de Teresina, no Piauí. Como resultado, este trabalho obteve a identificação dos gargalos das atividades, bem como a comprovação da necessidade do controle dos estoques como medida para sanar o alto índice de perdas e faltas no setor analisado, cerca de 85% do valor do estoque total. Além disso, identificou-se a necessidade de uma reestruturação dos processos relacionados ao inventário, de modo a garantir a acuracidade e o seu controle.