O USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM® NO IMPULSIONAMENTO DE VENDAS E RELACIONAMENTO COM O CONSUMIDOR: O CASO DA LOJA “LOOK DA ISA”

  • Author
  • Isadora Caetano Vieira
  • Co-authors
  • Janaína Maria Bueno
  • Abstract
  • Este trabalho consiste em um relato técnico com o objetivo de analisar como a rede social Instagram® pode impulsionar as vendas e auxiliar no relacionamento de clientes de um empreendimento de pequeno porte voltado para o comércio de roupas femininas que funciona de modo totalmente online. O relato técnico teve por base o estudo de caso da loja “Look da Isa” que se trata de um empreendimento online de roupas voltadas para o público jovem feminino da cidade de Uberlândia-MG. Este estudo aborda desde a análise de viabilidade e oportunidade de mercado, passando pelas diferentes fases do empreendimento como o capital inicial, a criação da logomarca, a aquisição de equipamentos eletrônicos, o preparo de instalações físicas e, finalmente, a criação e alimentação do perfil da loja na rede social Instagram®. Durante a realização do trabalho verificou-se que as métricas, fornecidas pela plataforma em questão, possibilitam uma melhor análise qualitativa ou quantitativa sobre o desempenho da empresa auxiliando no seu planejamento, tomada de decisões e avaliação de resultados. Por fim, concluiu-se que o Instagram® é uma ferramenta fundamental para impulsionar as vendas no ambiente digital de empreendimentos de pequeno porte, como é o caso da loja Look da Isa, haja vista os benefícios do uso desta plataforma para o empreendedor mesmo frente aos desafios exigidos na utilização do aplicativo no cotidiano da empresa. 

  • Keywords
  • Instagram®; Empreendedorismo; Redes Sociais Digitais; Comércio Eletrônico; Relato Técnico
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares