ANÁLISE DAS FORÇAS COMPETITIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA EMPRESA DE INVESTIMENTOS NA CIDADE DE CHAPECÓ/SC

  • Author
  • Maria Vitória Anschau Sperry
  • Co-authors
  • Daiane Pavan , Nelson Santos Machado
  • Abstract
  •  

    O estudo objetivou avaliar as forças competitivas e as variáveis ambientais a partir do modelo descrito por Porter para a implantação de uma empresa de investimentos na cidade de Chapecó/SC. O aporte teórico baseou-se na temática estratégia, alinhando a descrição de cada uma das forças competitivas existentes no oeste catarinense ao modus operandi da organização estudada, a fim de se posicionar estrategicamente. A análise teve como lócus de pesquisa a empresa Gama Investimentos, com a coleta de dados realizada por meio de uma entrevista semiestruturada com o gerente de expansão, além da consulta aos documentos internos da empresa e dados socioeconômicos da região. Assim, foi possível depreender que no mercado ainda não há uma organização especialista em assessoria financeira a empresários do agronegócio, configurando-se em um nicho de mercado potencial. O que caracteriza uma oportunidade ao desenvolvimento de vantagens competitivas de maneira planejada, pois a empresa poderia dar ênfase ao atendimento desses clientes, diferenciando sua operação dos bancos comerciais e de investimentos já atuantes na região. De tal modo, por meio da análise das forças de competição da indústria e das variáveis ambientais influentes à operação da empresa, seria possível definir as diretrizes para a atuação estratégica com vistas ao êxito do negócio.

     

  • Keywords
  • Análise de Competitividade, Posicionamento Estratégico, Vantagem Competitiva, Investimento Financeiro.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares