O termo “inteligente” associado a sistemas dinâmicos de múltiplas entradas e saídas, seja um processo fabril, uma cidade ou no presente objeto de estudo, o porto, indica que esse sistema é gerenciado de maneira a entregar mais resultado, com mínimo uso de recursos. O desejo e habilidade de controlar processos é inerente ao espírito humano, e a isso deve-se grande parcela dos avanços socioeconômicos, sistemas inteligentes tem como premissa o bem-estar dos atores envolvidos no seu ecossistema, sejam empresas, pessoas ou o meio ambiente no qual está inserido. O desenvolvimento de modelos matemáticos e tecnologias 4.0 com foco no controle e automação de processos tem expandido a fronteira das possibilidades dos chamados portos inteligentes.
Este artigo tem por objetivo propor um framework de implantação de portos inteligentes partindo da hipótese de que a aplicação estratégica da teoria de controle na implantação de tecnologias 4.0 torna o sistema passível de controle computacional, tirando o máximo proveito dos modelos numéricos-computacionais e de ambientes ciber-físicos para sua gestão. Dado o próprio caráter disruptivo das inovações ainda que o estudo levante o estado da arte das tecnologias em uso, este levantamento deve ser usado com um caráter balizador, com isso o problema de pesquisa a ser respondido é: como fazer uso estratégico da teoria de controle e automação para implantação de tecnologias 4.0 em portos inteligentes? Para atingir este objetivo o artigo estrutura-se da seguinte forma: introdução, metodologia, revisão da literatura sobre a teoria de controle e automação, levantamento dos processos portuários, das tecnologias 4.0 em portos inteligentes, suas áreas de implantação KPIs (indicadores-chave de performance), encerrando-se com as conclusões e considerações dos autores.