O presente estudo aborda a temática de qualidade de vida no trabalho de
entregadores via aplicativo dentro do contexto de uberização do trabalho. Apresenta
como objetivo geral analisar a percepção dos entregadores via aplicativo sobre a
qualidade de vida no trabalho em tempos de uberização. Trata-se de uma pesquisa
exploratória, descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu através
de entrevistas com instrumento elaborado pela autora com base no modelo de
Walton (1973), composto por 27 questões que buscaram avaliar as 8 dimensões do
modelo. Após a análise dos dados, foi possível verificar diversos fatores que podem
impactar, de forma negativa, na percepção de qualidade de vida do trabalho de
entregadores. Dentre eles, destaca-se: elevada carga horária; em alguns casos
superando as 60h semanais; remuneração não condizente ao tempo trabalhado;
exposição a riscos de acidente, sem um correto amparo da empresa, entre outros.
Sugere-se como pesquisas futuras, estudos que abordem os impactos dessa
crescente informalização do trabalho na saúde mental dos trabalhadores.