ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUA INFLUÊNCIA NA EMPREGABILIDADE DO UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UFRPE

  • Author
  • Mirella Stephanie Souza de Barros
  • Co-authors
  • Alice de Sousa Ferreira , Ana Clara Cavalcanti de Miranda , Alessandra Carla Ceolin
  • Abstract
  •  

    A principal motivação para realização desta pesquisa se dá pelo fato de a empregabilidade ser um motivo de preocupação dos jovens universitários, principalmente nos últimos semestres da graduação. Diante disso, este estudo tem por objetivo entender os fatores que levam os universitários a conquistarem uma vaga de estágio e sua influência na empregabilidade do recém-graduado. Com o intuito de obter as informações necessárias para a realização do estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória e descritiva, de natureza quali-quantitativa. Para tal, realizou-se um estudo de caso no curso de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus Sede, tendo como instrumento de coleta de dados a utilização de questionários digitais, aplicados aos egressos que estagiaram durante a graduação. Em conjunto com essa coleta, foi feita uma análise das vagas de estágio, de forma a confirmar as percepções dos respondentes. Por meio da análise dos resultados, identificou-se que mais de 90% dos egressos buscaram vagas de estágio durante a graduação e que 73,8% relataram não terem conseguido avançar nas etapas do processo seletivo por incompatibilidade de perfil, inexperiência e falta de preparo, eles também relataram não ter recebido feedback em alguns processos. Do total, 69% estagiaram durante a graduação e os resultados apontam que o estágio possui influência na empregabilidade do recém-graduado, considerando que há uma preparação técnica, que é colocada em prática durante a vivência no estágio, além de conectar o discente com o mercado de trabalho, permitindo que ele desenvolva atividades voltadas para sua formação.

     

  • Keywords
  • Empregabilidade, Universitários, Estágio
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares