A crise logística internacional, também conhecida como crise dos contêineres, assolou o mundo e seus impactos puderam ser sentido em toda a cadeia produtiva. Essa crise pressionou desde os importadores, quantos os exportadores a enfrentar situação nunca vista anteriormente na distribuição de matéria-prima e produtos acabados. A procura por contêineres, navios e fretes adequados está sendo a grande meta da maioria das empresas brasileiras, que estão fora da rota estratégica de transporte marítimo, como por exemplo aquelas que atendem EUA, Europa e Asia. Quando do início da pandemia, tinha-se a noção de a cadeia produtiva seria impactada, mas não na proporção que se concretizou e empresas de pequenos, médio e pequeno porte foram grandemente afetadas. O grande desafio das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte que adquirem produtos para revenda ou matérias-primas de cadeias de suprimentos globais, tem sido obter os insumos necessários com custos adequados e que impactem minimamente em sua situação financeira e consequentemente, traga lucratividade. Durante a pandemia que perdurou fortemente nos anos de 2020 e 2021 e foi reduzindo em 2022, as empresas brasileiras sentiram muito as incertezas do mercado e conviveram com falta de insumos importados, aumento dos fretes, endividamento em dólares e outros desafios internos. A partir dessas temáticas impactantes nos negócios internacionais esse artigo tem como proposta apresentar um caso real de uma empresa de médio porte que enfrentou (e ainda está enfrentando) os impactos desses eventos. O objetivo é a reflexão do que pode ser feito para que as empresas estejam mais preparadas para lidar com as crises. Como metodologia, na primeira parte do artigo tem-se o referencial teórico que abarca grande parte dos temas citados para contextualizar o ambiente de negócios da empresa, aqui denominada Lima. Na segunda parte do artigo, são apresentados dados reais da empresa dos fretes marítimos contratados por ela nos anos de 2019, 2020, 2021 e alguns dados de 2022 em andamento, ou seja, antes e depois da pandemia. Com o aumento dos preços do frete internacional muitas empresas, inclusive a Lima se depararam com dificuldades de absorver os aumentos constantes, bem como tiveram dificuldades de repassar para os preços pagos pelos clientes. Devido a isso, como resultados obtidos serão apresentados o levantamento dos preços dos fretes internacionais e o impacto disso nos custos da empresa. Serão apresentadas também algumas alternativas utilizadas pela Lima e por outras empresas também para atravessar o momento turbulento nos negócios durante os anos citados, pois, em momentos de crise intensa é que as empresas demonstram como é possível se manter competitiva no mercado.