GESTÃO DE PROJETOS PARA A CIDADANIA: APRENDIZAGEM E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO BENEFICENTE

  • Author
  • Adriana Pancotto
  • Co-authors
  • Lucas da Silva Monteiro
  • Abstract
  • O presente estudo relata a experiência de planejamento, gestão e execução de um evento beneficente, como atividade prática do componente curricular Gestão de Projetos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais de uma Instituição de Ensino Superior do Litoral Norte gaúcho. Os estudantes foram desafiados a promover uma atividade comunitária, adotando boas práticas em gestão de projetos estudada no componente curricular, a fim de se promover a aprendizagem e a cidadania, através do trabalho em equipe e sensibilização frente às demandas sociais da região. O evento “bingo beneficente” foi escolhido pelos estudantes como atividade recreativa e solidária a ser desenvolvida, representando a manifestação da cultura local que já é reconhecida na comunidade por integrar e socializar pessoas de todas as idades e de diferentes comunidades. Os estudantes se organizaram em equipes para elaboração dos planos de gerenciamento e para a execução do evento. A partir das lições aprendidas, do feedback do projeto e da avaliação do componente curricular, foi possível identificar que a atividade prática oportunizou aos estudantes aprendizagem significativa e lições de cidadania, por meio da experiência, da práxis e do trabalho em equipe.

  • Keywords
  • Gestão de Projetos; Cidadania; Aprendizagem
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares