A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) analisa dados sobre empreendedorismo no Brasil e no mundo. Neste artigo são analisados os dados trazidos pela pesquisa GEM realizada nos anos de 2009 e 2019, em que são explorados os perfis e as condições básicas do empreendedorismo de forma geral, ou seja, sem distinção específica de gêneros. A pesquisa visa analisar tópicos como perfil, motivações e dificuldades enfrentadas por empreendedores, contudo dentro da análise de perfil é apresentado um desdobramento incluindo informações sobre gênero e outras informações, diferenciando empreendedores do gênero masculino e do feminino, onde esta pesquisa busca explorar esses dados e aprofundar a análise no que tange ao empreendedorismo feminino no país, a fim de compreender se houve mudanças significativas neste período. O Brasil apresentou crescimento nas principais taxas de empreendedorismo, uma delas é a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) que mostrou um crescimento quando comparadas as taxas dos anos de 2009 e 2019 fica perceptível um aumento de 10%, o que deu ao país boas colocações entre outros países também participantes da pesquisa GEM. Além disso, foi observado que as mulheres apresentam percentual menor na taxa de empreendedorismo estabelecido, o que evidencia o pouco tempo de vida nos negócios liderados por mulheres, que pode ser explicado por inúmeros fatores que vão desde o social até o financeiro e destaca a necessidade de políticas de apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino.