EMPREENDEDORISMO FEMININO: UMA ANÁLISE DAS MUDANÇAS OCORRIDAS DE 2009 A 2019

  • Author
  • Karina Cássia Costa dos Santos
  • Co-authors
  • Stéffany Laynny dos Santos Silva , Ana Clara Cavalcanti de Miranda , Alessandra Carla Ceolin
  • Abstract
  •  

    A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) analisa dados sobre empreendedorismo no Brasil e no mundo. Neste artigo são analisados os dados trazidos pela pesquisa GEM realizada nos anos de 2009 e 2019, em que são explorados os perfis e as condições básicas do empreendedorismo de forma geral, ou seja, sem distinção específica de gêneros. A pesquisa visa analisar tópicos como perfil, motivações e dificuldades enfrentadas por empreendedores, contudo dentro da análise de perfil é apresentado um desdobramento incluindo informações sobre gênero e outras informações, diferenciando empreendedores do gênero masculino e do feminino, onde esta pesquisa busca explorar esses dados e aprofundar a análise no que tange ao empreendedorismo feminino no país, a fim de compreender se houve mudanças significativas neste período. O Brasil apresentou crescimento nas principais taxas de empreendedorismo, uma delas é a Taxa de Empreendedorismo Total (TTE) que mostrou um crescimento quando comparadas as taxas dos anos de 2009 e 2019 fica perceptível um aumento de 10%, o que deu ao país boas colocações entre outros países também participantes da pesquisa GEM. Além disso, foi observado que as mulheres apresentam percentual menor na taxa de empreendedorismo estabelecido, o que evidencia o pouco tempo de vida nos negócios liderados por mulheres, que pode ser explicado por inúmeros fatores que vão desde o social até o financeiro e destaca a necessidade de políticas de apoio e incentivo ao empreendedorismo feminino.

     

  • Keywords
  • Empreendedorismo, Mulheres, GEM, Empreender, Mudanças
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares