Em 2020 o mundo passou por uma grande crise sanitária em decorrência da pandemia do COVID-19. O cenário em que se vivia anteriormente passou por grandes transformações, causando diversos impactos no mundo, inclusive na área da educação, sendo necessária mudanças nas estratégias de ensino-aprendizagem. Em março de 2020, através da portaria nº 343, o Ministério da Educação decretou a substituição das aulas presenciais em andamento, por aulas remotas, com o uso das tecnologias de informação e comunicação. Com isso, novas tecnologias de comunicação passaram a ser utilizadas frequentemente no período de pandemia e com o retorno às aulas houve o questionamento, sobre as expectativas nas estratégias de ensino-aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi realizar uma reflexão sobre a utilização de tecnologias como forma de ensino-aprendizagem, e as expectativas de mudanças nas estratégias pedagógicas com o retorno às salas de aulas. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem exploratória-descritiva, com uso de estudo de caso e aplicação de questionários online para professores e alunos de uma Universidade na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Os resultados obtidos mostram que a utilização das ferramentas de tecnologia nas aulas remotas durante a pandemia, trouxe boas experiências tanto para alunos quanto para professores. As expectativas dos professores é que a utilização dessas ferramentas continue com o retorno das aulas presenciais, melhorando assim a metodologia de ensino. Para os alunos, as ferramentas de tecnologia ajudam no processo de aprendizagem, pois as dificuldades para aprender a matéria diminuem com a disponibilidade das aulas gravadas, de materiais adicionais e outros recursos tecnológicos importantes para o ensino-aprendizagem.