FAKE NEWS E A CONCORRÊNCIA JORNALÍSTICA: IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO ORGANIZACIONAL DAS EMPRESAS DE MÍDIA

  • Author
  • Antônio de Freitas Netto
  • Abstract
  • Com o advento da internet e as novas tecnologias, a forma como o público interage com as notícias mudou. Muito além de consumir, o público também passou a produzir, adaptar e compartilhar conteúdos através das redes sociais e aplicativos de mensagem. Esses impactos afetaram o jornalismo, que precisou se reinventar, tanto nas práticas da profissão, quanto na estrutura organizacional das empresas de mídia. Frente ao cenário da desinformação e das fake news, o jornalismo busca reestruturar e inovar sua gestão organizacional, desenvolvendo agências de fact-checking, na tentativa de retomar a credibilidade da mídia, fidelizar o público e buscar a sustentabilidade financeira das instituições jornalísticas. Para a interpretação dos objetos e aplicação dos conceitos, este artigo teve como objeto de estudo o Projeto Comprova, agência de fact-checking formado por um consórcio de veículos de comunicação.

  • Keywords
  • Jornalismo, Gestão organizacional, Fake News, Fact-checking, Projeto Comprova
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares