PRODUTOS CULTURAIS E VEGANOS POPULARES: O QUE OS DOCUMENTÁRIOS (NÃO) NOS CONTAM

  • Author
  • Beatriz Baiense Sadler Pimentel
  • Co-authors
  • Ana Raquel Coelho Rocha
  • Abstract
  • Este trabalho em andamento apresenta insights iniciais sobre o comportamento de consumo de veganos pertencentes às classes populares da pirâmide socioeconômica brasileira. Esse grupo consumidor dificilmente é associado a este tipo de consumo, que vem crescendo exponencialmente. Faz-se uso do termo “consumidores das classes populares” para retratar um grupo consumidor pobre e periférico que, para além da renda restrita, sofre influência da estrutura social desigual e seletiva. Neste trabalho busca-se identificar simbolismos presentes em produtos culturais sobre veganismo, que ajudam a moldar a forma de consumir dos veganos. Adota-se o paradigma interpretativista do consumo e utilizam-se métodos qualitativos. Os esforços iniciais da pesquisa concentraram-se na análise de quatro documentários sobre veganismo e em duas entrevistas em profundidade com consumidores veganos. Notou-se a ausência de veganos das classes populares nos documentários. No entanto, o exercício inicial realizado ajudou no mapeamento de cinco temas, que concentram simbolismos que serão aprofundados na medida da evolução da pesquisa: Carne não é carne, é “cultura”; Vegano nem sempre é altruísta; Tensões Veganas; Estratégias veganas: é igual, mas é diferente; e Veganismo e seus efeitos nas classes populares: uma ilustração.

  • Keywords
  • Comportamento do Consumidor, Veganismo, Consumidores das classes populares, Veganos Populares, Documentários
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares