ANÁLISE DE FATORES QUE IMPACTAM NO ESTRESSE OCUPACIONAL EM DOCENTES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS MEDIANEIRA

  • Author
  • NATÁLIA GIÓIA CÍPOLA VANZIN
  • Co-authors
  • SERGIO ADELAR BRUN
  • Abstract
  •  

    A presença de estresse ocupacional em professores tem despertado interesse no meio acadêmico por ser considerado importante indicador da qualidade de vida desses profissionais. Entretanto, ainda se impõe a necessidade de aprofundar o conhecimento acumulado pela pesquisa quanto à percepção de professores universitários sobre sintomas e eventos desencadeadores de estresse laboral. Nesse sentido, este estudo teve o objetivo de investigar o processo de vivência do estresse no exercício da docência no Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. É um estudo sobre a percepção dos professores e identificação dos principais eventos estressores ocupacionais. A amostra foi composta por 160 professores da UTFPR do campus. A pesquisa consistiu em estudo de natureza descritivo-exploratória, cujos dados analíticos foram coletados com a aplicação de um questionário eletrônico. O material coletado foi analisado e permitiu o alcance de maior compreensão sobre os desafios inerentes ao trabalho de docentes universitários diante da vulnerabilidade ao estresse, percepção de sintomas e eventos estressores, características pessoais contributivas para aumento do estresse e indicadores de conciliação da vida pessoal e atividade laboral. Os resultados apontam que a autoavaliação sobre o estresse ocupacional é influenciada pela característica gênero, sendo que os professores se mostram mais vulneráveis ao estresse ocupacional na comparação com as professoras, as quais se autoavaliam e se autodeclaram, com maior frequência, como pessoa “estressada”.

     

  • Keywords
  • Estresse Ocupacional. Docente. Ensino Superior Público Federal
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
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