A REPERCUSSÃO DA AUSÊNCIA DE MODELAGEM DE NEGÓCIO CANVAS NO SUCESSO DE MICRO E PEQUENA EMPRESA FAMILIAR: UM ESTUDO DE CASO EM PIZZARIA FAMILIAR - BELÉM/PA

  • Author
  • Lucas da Silva Buaes
  • Co-authors
  • Matheus Henrique Almeida Duarte , Helder da Silva Aranha
  • Abstract
  • O presente trabalho apresenta uma análise sobre como a ausência da aplicação de uma modelagem de negócios limita o sucesso de micro e pequenas empresas familiares. Trata-se de um estudo de caso de uma pizzaria familiar em Belém do Pará, com 19 anos de atuação no segmento de alimentos, que inicialmente foi regularizada como uma Micro Empresa, porém, atualmente consta como Micro Empreendimento Individual. Os objetivos norteadores são a identificação do perfil da organização em estudo, a descrição dos fatores inibidores ao crescimento de micro e pequenas empresas no Brasil, a avaliação de em que medida a ausência de uma modelagem de negócio afeta o desenvolvimento e o sucesso da pizzaria familiar e analisar a interferência do parentesco na tomada de decisões na empresa familiar em estudo. Foi realizada uma entrevista com a proprietária do empreendimento para captura de informações aprofundadas a respeito da administração local, além do constante acompanhamento ao longo de 05 meses de informações a respeito da rotina da empresa e do levantamento a respeito do tamanho de mercado e atual cenário do setor de alimentos, bares e restaurantes e pizzarias. A conclusão é que ausência de planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento empreendedor influencia negativamente na viabilidade de manutenção da empresa em funcionamento, o que pode levar ao encerramento da atividade empresarial, se não houver o desenvolvimento de uma modelagem de negócios para identificação de gargalos, falhas e problemas presentes.

  • Keywords
  • Modelagem de Negócios, Empresa Familiar, Pizzaria, Viabilidade Financeira.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares