MODELO DE NEGÓCIOS B2C NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL

  • Author
  • ELIZABETH CAROLINA HUERTAS 'VELAIDE
  • Co-authors
  • JAQUELINE SILVA DA ROSA , Geórgia Patricia da Silva Ferko , Emerson Clayton Arantes , Luis Claudio de Jesus Silva
  • Abstract
  •  

    O varejo digital é uma realidade que integra canais físicos a aplicativos, sites, inclusive, Marketplace. O objetivo desse estudo propor um Marketplace de tipo B2C para empresas dos segmentos de comércio Pet shop, Informática, Autopeças e Repostos, e esportivas do município de Boa Vista – Roraima. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, cuja população-alvo fora composta 20 empresas formais. Quanto à análise dos dados, realizou- se análise estatística descritiva, com uso de frequência e média. As evidências indicaram que é viável a implantação de uma ferramenta de Marketplace para empresas participantes da pesquisa. Elas teriam um       custo de subscrição mensal de aproximadamente R$ 39,99 e teriam como retorno: aumento da visibilidade dos seus produtos pela internet; segurança nas transações eletrônicas; automação dos processos e conforto nas entregas. Indica-se para estudos futuros considerar a participação das empresas transportistas, encarregadas da logística do estado de Roraima, em respeito aos problemas logísticos sofridos na região; conhecer o volume de vendas e despesas efetuadas pelas empresas por meio da comercialização pela internet. Além de avaliar a opinião dos consumidores em estudos  futuros já que eles formam parte indispensável para o sucesso do marketplace.

     

  • Keywords
  • Marketplace. Business to consumer. Modelo de negócios. Roraima.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
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