Considerando o crescente interesse a respeito do empreendedorismo e da educação empreendedora, o presente trabalho objetivou analisar o que as pesquisas nacionais existentes têm debatido a respeito do tema educação empreendedora, competências empreendedoras e intenção de empreender. Para tal, foi empregue uma revisão sistemática da literatura através do portal Capes, resultante em 89 artigos, sendo o ápice de publicações nacionais ocorre em 2020 com 17 artigos. Em sua maioria, os estudos são realizados em cooperação de dois a quatro pesquisadores e 65% dos artigos têm seu foco de estudo nas instituições de ensino superior. Estes estudos são publicados em revistas que se destinam ao tema empreendedorismo como Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas de Qualis B1 e B2. Portanto, podemos concluir que o debate acerca da temática ainda está muito restrita ao campo do empreendedorismo, sendo que as discussões da temática ainda aparentam estarem ilhadas em um dos constructos, realizando poucas relações entre uns e outros. Por fim, que os estudos estão concentrados em instituições de ensino superior no curso de administração e, apesar de alguns autores buscarem expandir a outros cursos, não foram encontrados estudos comparativos entre diferentes universidades, estados ou mesmo países, o que demonstra a oportunidade de futuras pesquisas.