O presente trabalho teve como objetivo compreender a relac?a?o dos aspectos socioemocionais dos colaboradores de instituic?o?es banca?rias com a produtividade trabalhista. A pesquisa foi desenvolvida na a?rea banca?ria em virtude da enorme demanda de servic?os do setor, que pode gerar grande impacto nos aspectos socioemocionais dos colaboradores atuantes nessas instituic?o?es. Quanto a sua metodologia, o estudo caracteriza-se como de natureza descritiva, abordagem qualitativa e te?cnica de entrevistas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 11 colaboradores de instituic?o?es banca?rias, ao qual foram analisados por meio da te?cnica de ana?lise de conteu?do tendo por base tre?s categorias de ana?lise pre?-definidas (qualificac?a?o do trabalhador, qualidade de posto de trabalho e potencial produtivo). Os resultados obtidos demonstraram que os aspectos socioemocionais se apresentaram de forma integral (direta ou na?o) na dina?mica cognitiva-te?cnica dos participantes, contribuindo de forma fundamental na teorizac?a?o de paradigmas basais na construc?a?o da produtividade. Assim, os aspectos referentes a? sau?de mental, levantados no decorrer de todo trabalho, puderam dar indi?cios da grande e incontesta?vel relac?a?o da produtividade dos funciona?rios dessas instituic?o?es banca?rias mediante as emoc?o?es que os regem.