GREEN AND GOLD: O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS NA COCRIAÇÃO DE VALOR ORIENTADO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO SETOR JOALHEIRO DE LUXO

  • Author
  • Isabella Mendonça Vieira
  • Co-authors
  • Edmundo Brandão Dantas , Diego Mota Vieira , Luiz Henrique Lima
  • Abstract
  •  

    Este artigo objetiva descrever o engajamento dos atores joalherias de luxo e consumidores de luxo no processo de cocriação de valor orientado para sustentabilidade na plataforma digital Instagram. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa com cada ator (joalheria e consumidor) e, adicionalmente, análise do conteúdo extraído das publicações das joalherias na rede social. Os dados obtidos apontaram a baixa interação dos consumidores perante conteúdo de cunho sustentável das joalherias e também a baixa relevância dos atributos “ético” e “sustentável” no momento da compra. Quanto às joalherias, estas mostraram-se pouco empenhadas na abordagem da temática socioambiental e na fomentação do diálogo. Embora as joalherias e os consumidores de joias reconheçam a importância da discussão no setor, especialmente quando trata-se de transparência e de decisão de compra, respectivamente, ambos encontram-se em estágio inicial no engajamento propositivo de cocriação de valor, onde fatores culturais e normativos destacam-se como possíveis balizadores.

     

  • Keywords
  • Cocriação de valor, Sustentabilidade, Mercado Joalheiro de Luxo
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares