NOVOS PAPÉIS DO CONSUMIDOR EM UM CENÁRIO DE COCRIAÇÃO

  • Author
  • Ana Luiza Monteiro Bastos Ornellas
  • Co-authors
  • Fernanda Teixeira Franco Ribeiro , Cleber Carvalho de Castro , André Grützmann , Daniel Carvalho de Rezende
  • Abstract
  • Com os avanços tecnológicos, as possibilidades dos indivíduos se engajarem em processos de inovação cresceram exponencialmente. Nesse cenário, percebe-se que novos perfis de consumidores emergiram, adotando uma postura mais ativa e participando da cocriação de produtos e serviços. O objetivo deste ensaio teórico é compreender os papéis do prossumidor no processo de cocriação, por meio de uma revisão integrativa. Realizou-se um levantamento bibliográfico dos últimos 10 anos via Scopus, Web of Science, Willey Online Library. Após essa etapa, 18 trabalhos foram identificados por aprofundarem e exemplificarem os papéis do prossumidor. Os resultados apontam que os prossumidores possuem diferentes papéis, podendo ser analisados sobre três óticas: motivação dos prossumidores, ênfase nos atores não humanos e bases teóricas para se entender e classificar os prossumidores. A principal contribuição é indicar caminhos para o desenvolvimento de novos estudos para compreender os processos de cocriação envolvendo o usuário.

  • Keywords
  • Prossumidor; Cocriação; Revisão Integrativa.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares