DESAFIOS PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ENTRE 2011 E 2021

  • Author
  • Laura Beatriz Vieira Santos
  • Co-authors
  • Janaína Maria Bueno
  • Abstract
  •  

    Devido à globalização econômica, as empresas começaram a se expandir mundialmente, de forma a integrar os países e intensificar a internacionalização não somente por parte das regiões mais tradicionais, como Europa e Estados Unidos, mas também em países de mercados emergentes. Dessa forma, desde a segunda metade do século XX, vem sendo desenvolvidos estudos para se ter embasamento teórico sobre esse fenômeno. No Brasil, apesar do movimento de internacionalização moderno ter se iniciado tardiamente, a partir da década de 1990 o processo começou a tomar mais força. Entretanto, por causa das barreiras internas e externas que as companhias brasileiras enfrentam ao se internacionalizar muitas optam por encerrar a atuação no exterior. Diante isso, o objetivo desta revisão sistemática da literatura foi, através dos principais estudos da área entre 2011 e 2021, analisar quais os principais desafios locais e globais encontrados por empresas brasileiras durante o processo de internacionalização. Depois de utilizados critérios de inclusão e exclusão de artigos buscados nas bases do Portal CAPES, SciELO e Google Acadêmico, foram analisados 14 artigos, escritos em português. Foram feitas análises a partir das dimensões: temporal, metodológica e temática, onde observou-se que as principais barreiras encontradas por empresas brasileiras no processo de internacionalização podem ser agrupadas em aspectos culturais, político-econômicos e concorrenciais existentes tanto no contexto brasileiro como nos países de destino.

  • Keywords
  • Desafios da Internacionalização; Empresas Brasileiras; Revisão Sistemática
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estratégia
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares