Devido à globalização econômica, as empresas começaram a se expandir mundialmente, de forma a integrar os países e intensificar a internacionalização não somente por parte das regiões mais tradicionais, como Europa e Estados Unidos, mas também em países de mercados emergentes. Dessa forma, desde a segunda metade do século XX, vem sendo desenvolvidos estudos para se ter embasamento teórico sobre esse fenômeno. No Brasil, apesar do movimento de internacionalização moderno ter se iniciado tardiamente, a partir da década de 1990 o processo começou a tomar mais força. Entretanto, por causa das barreiras internas e externas que as companhias brasileiras enfrentam ao se internacionalizar muitas optam por encerrar a atuação no exterior. Diante isso, o objetivo desta revisão sistemática da literatura foi, através dos principais estudos da área entre 2011 e 2021, analisar quais os principais desafios locais e globais encontrados por empresas brasileiras durante o processo de internacionalização. Depois de utilizados critérios de inclusão e exclusão de artigos buscados nas bases do Portal CAPES, SciELO e Google Acadêmico, foram analisados 14 artigos, escritos em português. Foram feitas análises a partir das dimensões: temporal, metodológica e temática, onde observou-se que as principais barreiras encontradas por empresas brasileiras no processo de internacionalização podem ser agrupadas em aspectos culturais, político-econômicos e concorrenciais existentes tanto no contexto brasileiro como nos países de destino.