Esta pesquisa tem por objetivo analisar e compreender as principais tendências que surgem mediante o cenário pós-covid, por meio de especialistas no âmbito da gestão, tendo como objeto de estudo o cenário atual das organizações, inseridas em um ambiente dúbio e de consequências alarmantes para suas gestões. A partir do surgimento da COVID-19, tais fatores, além de outros tão relevantes quanto, se mostraram cruciais para ditarem se tais organizações sobreviveriam à crise ou não. A presente pesquisa tem como objetivos a caracterização dos gestores e especialistas em gestão segundo suas competências associadas ao assunto; a identificação a percepção dos especialistas da área para os cenários previstos para as organizações no futuro pós-covid; a análise de quais práticas atuais de gestão estão em declínio em função das mudanças oriundas dos novos cenários e caracterizar, por fim, as práticas de gestão que atuarão como respostas às novas circunstâncias. A metodologia utilizada foi o método Delphi, tratando-se de uma pesquisa de cunho descritivo, no qual o método utilizado constitui-se de um instrumento para coleta de dados envolvendo a participação de especialistas do assunto retratado e posterior análise sem interferência do pesquisador. Dos resultados obtidos, as empresas se encontram em busca de novas vantagens competitivas, pautadas principalmente em tecnologias adventas da Indústria 4.0, que em panorama isolado não configuram estas vantagens, mas a forma como participam da dinâmica da empresa e consequentemente no seu desempenho de mercado, em conjunto com readequações estruturais, departamentais e culturais. Neste sentido, as empresas assumem também um papel além do desempenhado, contribuindo com sua influência e recursos para firmarem presença sólida em debate sociais de importância coletiva, o que se encontra correlacionado com o enfoque das empresas no aprimoramento do seu fator humano, seja ele seu colaborador, seu cliente ou a sociedade em si. Nas tendências por áreas da gestão, têm-se que na Administração Geral o enfoque encontra-se na construção de agilidade e flexibilidade e reestruturação interna. No setor do marketing, o marketing assume um papel estratégico de intermediar as relações da empresa com o ambiente externo e uma entrega diferenciada de seu produto/serviço. Nas finanças, as instituições se imergem no mundo digital sem perder a conexão construída nas operações presenciais, além das novas políticas e relações monetárias decorrentes. Nos Recursos Humanos, o foco é atrelado ao estímulo do autodesenvolvimento do colaborador em soft skills e competências que auxiliam a formar inovação interna. Na Produção, a produção se torna mais enxuta sem perder sua eficiência original. Logo, o pós-covid traz empresas preparadas e que não estão mais dispostas a sobreviver, e sim a viver independente do contexto em que estiverem.