Impactos da curricularização da extensão para o curso de Administração frente às novas Diretrizes Curriculares

  • Author
  • Alessia Cordeiro Martins
  • Co-authors
  • Raoni de Oliveira Inácio , Fábio Viana de Moura
  • Abstract
  • O Plano Nacional de Educação 2014/2024, Lei n° 13.005/2014, meta 12.7, determinou, para todos os cursos de graduação, a integralização da carga horária curricular com, no mínimo, 10% realizada em extensão universitária. Diante desta normativa e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de administração, o objetivo da pesquisa foi estudar os impactos da curricularização da extensão universitária para o curso de administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo conclusivo com análise documental comparativa, sendo os principais documentos analisados as Resoluções n° 7, de 18 de dezembro de 2018, e a Resolução n° 5, de 14 de outubro de 2021. Após a análise, os resultados encontrados permitem inferir que a extensão se alinha para o desenvolvimento de todas as competências gerais do egresso, para o método de aprendizagem do curso e para preencher lacunas na formação do gestor quanto a formação crítica e reflexiva, principalmente no âmbito social e ético.

  • Keywords
  • University Extension, Curriculum, Administration, National Education Plan, Curricular Guidelines
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares