A presente pesquisa tem como objetivo a elaboração de material instrucional para auxiliar os professores do curso de Administração e demais interessados no planejamento, organização e avaliação de visita técnica a empresas. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como aplicada, exploratória e descritiva com abordagem predominantemente qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e de campo. Inicialmente foram realizadas pesquisas nas bases de dados eletrônicas científicas para o levantamento de publicações de trabalhos de pós-graduação stricto sensu sobre o tema de visita técnica a empresas, especialmente no contexto da educação superior na área de Administração. Foi realizada pesquisa de campo juntos aos professores de uma Instituição de Educação Superior do Sul do Brasil, por meio de um questionário semiestruturado aplicado via online, por meio do recurso Google Forms, devido ao cenário de pandemia provocada pelo Coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19). A análise metodológica contou com o aporte teórico da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontam para poucos escritos no âmbito da pós-graduação stricto sensu sobre o tema planejamento, organização e avaliação de visita técnica a empresas. Os achados ainda evidenciaram que a atividade de visita técnica a empresas é realizada por 89% dos professores com a frequência de uma a duas vezes ao ano. Entretanto, 84% dos professores não conhecem material instrucional para o planejamento, organização e avaliação de visita técnica a empresas. Desse modo, ao concluir a pesquisa, apresenta-se como produto final, um guia com orientações sobre o tema.