A universidade pública é uma instituição complexa que influencia e é influenciada pelo seu meio e que tem a sua autonomia condicionada à sociedade, no sentido de um direito-dever. Direcionada pelo interesse social, busca formalizar em documentos de planejamento estratégico os seus planos e os meios para alcançá-los, a fim de que esses objetivos se tornem concretos. Por conseguinte, o planejamento estratégico pode ser visto como ferramenta de planejamento que auxilia a universidade pública na transformação da sociedade. Ao questionar se o planejamento estratégico da universidade pública apoia-se na autonomia universitária, este estudo teve como objetivo identificar a presença de discursos relacionados à autonomia universitária no planejamento estratégico de quatro universidades públicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de análise documental e bibliográfica, na qual documentos de planejamento estratégico de quatro universidades públicas de Santa Catarina foram examinados. Com o uso do software Atlas.ti e adoção de análise categorial temática, com base em Saldaña (2013), foram identificadas 121 ocorrências de códigos relacionados à temática da autonomia universitária, codificadas tendo em vista 14 diferentes códigos e duas categorias: autonomia e liberdade. Observou-se a presença de discursos sobre a autonomia universitária em todos os documentos analisados e destaca-se a presença da temática em seções basilares de cada documento, como ‘perfil institucional’, ‘missão, visão e valores’, ‘histórico’ e ‘conceituação’ de cada universidade. Ainda assim, há que se observar a materialização do planejamento estratégico de cada instituição, para que a autonomia universitária não se dê por meio de uma abordagem superficial e retórica.