O presente estudo tem o objetivo de analisar a relação entre o bem-estar no trabalho e desempenho no trabalho na percepção de trabalhadores de empresas do setor do comércio de Santa Maria/RS. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e com abordagem predominantemente quantitativa. O estudo foi realizado com uma amostra de 81 indivíduos, no qual a população alvo foi composta por trabalhadores com vínculo empregáticio formal em empresas do ramo do comércio da cidade de Santa Maria/RS. No que se refere a coleta de dados, utilizou-se um protocolo de pesquisa com itens fechados, divididos em três partes: Parte I – Dados sociodemográficos; Parte II – Escala de Bem-estar no trabalho, proposta por Siqueira, Orengo e Peiró (2014); e, Parte III – Escala de Desempenho no Trabalho, desenvolvida por Queiroga, BorgesAndrade e Coelho Jr. (2015). Os dados foram analisados com o auxílio dos softwares “Microsoft Excel” versão 2013 e “Statistical Package for Social Sciences” (SPSS) versão 23. De acordo com os resultados, observou-se que o objetivo proposto foi atingido, sendo possível constatar que existe relação moderada entre os construtos bem-estar no trabalho e desempenho no trabalho, demonstrando que quanto mais bem-estar no ambiente de trabalho, concomitantemente será o desempenho no trabalho. As contribuições práticas se referem a fornecer aos gestores insights sobre os hábitos que estimulem o bem-estar no trabalho, de modo a propiciar melhor desempenho dos trabalhadores. E, ao versar sobre bem-estar no trabalho e desempenho no trabalho, o estudo contribui para fomentar as discussões entre a relação desses dois construtos dentro da literatura dos estudos organizacionais e de gestão de pessoas.