Administração estratégica e inteligência competitiva vêm recebendo cada vez mais relevância para suprir gestores na tomada de decisão de forma a ampliar a competitividade organizacional, devendo ser conectadas para o sucesso da empresa, sobretudo em ambientes voláteis, incertos e complexos, como o de commodities agrícolas, que enfrenta desafios da formação do preço até o escoamento, sujeito à variáveis externas incontroláveis, demandando das organizações inteligência competitiva (inteligência competitiva) madura, para transformar informações em inteligência alinhada à estratégia, proporcionando a gestores decisões seguras e assertivas, visando desempenho e competitividade superiores. Este estudo visou analisar nível de maturidade de inteligência competitiva para evidenciar elementos agregadores de valor, e tornar sua prática menos abstrata aos. O estudo de casos múltiplos qualitativo, descritivo e explicativo foi realizado em comercializadoras de commodities agrícolas, aplicando questionário aos gestores. Os resultados indicam que essas comercializadoras praticam a inteligência competitiva com processos em níveis de maturidade de disciplinado a otimizado. No desempenho financeiro o armazém apresentou estabilidade no crescimento, lucratividade e rentabilidade, a trading estabilidade no crescimento e rentabilidade, porém, redução na lucratividade, e na cooperativa aumento nos três. Foi indicado o que cada organização pode fazer para aumentar a maturidade da inteligência competitiva. O desempenho financeiro superior ocorreu na organização que possui maior maturidade em inteligência competitiva, diferenciando-se por a inteligência competitiva fornecer suporte à decisão, à inovação estratégica e à gestão do conhecimento, além das ações seguirem parâmetros e indicadores de desempenho.