Neste estudo, objetivou-se identificar os conflitos familiares ocorridos, em uma pequena empresa familiar de comércio varejista de cosméticos, e examinar de que forma as situações de conflito foram geridas, pelos membros da família. Trata-se de um estudo qualitativo básico, em que se coletaram os dados por meio de entrevistas qualitativas individuais, realizadas com quatro membros da família. Os resultados indicam que os conflitos relatados agrupam-se em quatro tipos de situações, definidas em função da causa do conflito: divergência de opiniões sobre como lidar com situações que requerem tomadas de decisão e resolução de problemas; não observação dos níveis de autonomia decisória impostos a cada um dos membros da família, conforme a função exercida; desempenho individual, no trabalho, considerado insatisfatório; e diferenças de opinião nas tomadas de decisão sobre questões estratégicas do negócio. Em relação às formas pelas quais as situações de conflito foram geridas, nota-se que parte das situações de conflito foi gerida por meio das estratégias consideradas mais assertivas, quais sejam as baseadas no acordo ou na colaboração, ao passo que outra parte foi gerida por meio de estratégias tidas como inassertivas, baseadas no não enfrentamento ou na competição. Os resultados deste estudo permitem a evidenciação da natureza e do processo das situações de conflito, no contexto das organizações familiares de pequeno porte. Também, a pesquisa contribui às discussões do campo de estudos pela aplicação do Modelo de Três Círculos do Sistema de Empresas Familiares, o qual se mostrou útil na identificação do sistema de papeis desempenhados pelos membros da família que têm algum tipo de relacionamento de influência no comportamento e desempenho da empresa.