Fanfics corporativas: da hiper-representação à ruptura performática

  • Author
  • Guilherme Afrânio Machado
  • Co-authors
  • Cintia Rodrigues de Oliveira , Rodrigo Miranda
  • Abstract
  • A construção de representações excessivamente idealistas – e que aqui serão tratadas como hiper-representações — no LinkedIn, constantemente caem em descrédito pela audiência invisível deste site de rede social. É neste contexto que este trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quando as hiper-representações no LinkedIn culminam em rupturas performáticas? Para responder a esta questão, esta pesquisa tem por objetivo analisar padrões nas representações que caem em descrédito e transformam-se em objeto de chacota por parte da audiência que apelida tais impressões como fanfics (fanfictions, histórias ficcionais criadas por fãs apaixonados por determinado assunto). Esta pesquisa se propõe contribuir para o campo dos estudos que buscam compreender as rupturas performáticas em redes sociais, especificamente o LinkedIn, cujo teor profissional e gerencialista relaciona-se profundamente com os estudos organizacionais. Os procedimentos metodológicos da pesquisa contaram com a seleção de postagens cujo conteúdo culmina em uma ruptura. Em seguida, aplicamos uma análise documental para identificar características e padrões das narrativas. Como resultados, identificamos nove narrativas que foram agrupadas em três tipos de fanfics: Fábulas, Condutas Exemplares, Apelos Motivacionais.

  • Keywords
  • Representações, LinkedIn, fanfics
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Estudos Organizacionais
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares