QUAIS AS DIMENSÕES ESTRATÉGICAS DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO DE INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS?

  • Author
  • Cleidson Nogueira Dias
  • Co-authors
  • Alonso Luiz Pereira , Rafael Araújo Sousa Farias , Eduardo Dias Leite
  • Abstract
  • Objetivo do estudo: investigar quais as dimensões do modelo de excelência em gestão que influenciam o desempenho de inovação das micro e pequenas empresas (MPEs) do Distrito Federal (DF). Metodologia/abordagem: este estudo testa empiricamente a relação de predição entre inovação e desempenho empresarial em uma amostra de 940 (novecentas e quarenta) MPEs por meio de Regressão Múltipla e, adicionalmente, utiliza-se o método da Análise Qualitativa Comparativa (QCA) em 20 (vinte) das MPEs da amostra para verificar a influência dessas dimensões estabelecidas no desempenho das empresas, por meio de álgebra booleana e lógica formal. Principais resultados: constatou-se que apenas três das sete dimensões do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) que catalisam a inovação são realmente as que influenciam, de maneira suficiente e/ou necessária, a excelência/desempenho em gestão das PMEs no DF. Contribuições teóricas/metodológicas: a Regressão Múltipla revela que somente três das sete dimensões originárias do MEG impactam o desempenho da inovação e, também, a equação lógica resultante do QCA indica outras variáveis influenciadoras. Relevância/originalidade: identificação das dimensões do MEG que são catalizadoras da inovação e as influências destas no desempenho das MPEs no DF. Contribuições sociais/para a gestão: identificação de vinte MPEs que se destacaram pelos melhores e piores resultados, de acordo com as análises realizadas e os resultados alcançados na pesquisa, contribuindo com a inovação na gestão e os consequentes benefícios sociais.

  • Keywords
  • Inovação. Empreendedorismo. Micro e Pequenas Empresas. Desempenho. Programa Agentes Locais de Inovação.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares