O presente artigo teve como objetivo geral analisar como os estilos de liderança dos gestores se relacionam com o desempenho individual no trabalho dos colaboradores. Para tanto, caracteriza-se como descritivo e abordagem predominantemente quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado questionário dividido em três partes: Parte I - Dados pessoais e ocupacionais; Parte II – Estilos de Liderança, adaptado por Moscon (2013); e, Parte III – Desempenho no Trabalho, de Queiroga, Borges-Andrade e Coelho-Jr. (2015). O estudo foi realizado com uma amostra de 308 indivíduos, composto por trabalhadores de Santa Maria/RS, ocupantes de cargos vinculados a um superior hierárquico. A análise dos dados foi realizada com o auxílio dos softwares “Microsoft Excel” versão 2010 e “Statistical Package for Social Sciences” (SPSS) versão 23. A partir dos resultados, foi possível identificar que o estilo de liderança que melhor se relacionou com o Desempenho individual no trabalho foi a Liderança Transacional, sendo que na subdivisão de Liderança Transacional, o desempenho voltado para a tarefa foi o que apresentou um índice um pouco mais elevado de relação. Concluiu-se que existe relação entre os construtos de estilos de liderança e desempenho no trabalho, sendo esta correlação positiva. As contribuições práticas se referem a fornecer as organizações e aos gestores insights sobre as práticas de liderança, de modo a promover melhor desempenho dos colaboradores. E, ao versar sobre estilos de liderança e desempenho no trabalho, o estudo contribui para suscitar as discussões entre a relação desses construtos dentro da literatura de gestão de pessoas e comportamento organizacional.