O PORTAL DE DADOS ABERTOS DO BANCO CENTRAL: UM ESTUDO À LUZ DA DIFUSÃO DE INOVAÇÕES

  • Author
  • Roberto Mauro de Oliveira Barbosa
  • Abstract
  • As políticas de abertura dos dados de governo têm sido implantadas no mundo, alterando a forma da prestação de informações ao público. Esses dados tornaram-se acessíveis e são disponibilizados na internet para serem lidos por máquinas, em grande quantidade e de forma gratuita. A implantação de grandes portais de dados abertos busca a participação da sociedade na prestação de contas, confiança nos dados de governo e adaptação e reorientação de políticas públicas, tornando a visão do administrador público voltada para o sucesso de implantação e difusão desse tipo de inovação. Atualmente o maior publicador de conjuntos de dados na Política de Dados Abertos brasileira é o Portal de Dados Abertos do Banco Central do Brasil (Bacen). Assim, com base na Teoria da Difusão de Inovações, o objetivo geral do presente estudo é identificar as condicionantes processuais do sucesso da difusão do Portal de Dados Abertos do Bacen, no âmbito das Instituições Financeiras do Sistema Financeiro Nacional.  No que tange os procedimentos metodológicos, os métodos de pesquisa são a análise de conteúdo e a análise qualitativa comparativa, especificamente a técnica Fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA). Trata-se de um estudo empírico que aplica variáveis explicativas da difusão da inovação em serviços públicos no Brasil, utilizando-se dos modelos de difusão da inovação (Arisawa; Moreira, 2019; Safarov, 2019; Khurshid et.al, 2019; Moore, 2021) para adaptar em um modelo próprio, um conjunto de variáveis exploráveis para a identificação do sucesso do processo de difusão de inovação voltado à Política de Dados Abertos, com base na Teoria de Rogers (2003).  Ao final da pesquisa, os resultados evidenciaram que a disponibilidade e o uso dos dados do portal podem ser utilizados como métrica do sucesso de sua difusão e, a partir das características dos adotantes, foi possível concluir que há sucesso na difusão do Portal de Dados Abertos do Bacen. Concluiu-se, adicionalmente, que há sete variáveis recorrentes em configurações organizacionais de sucesso na difusão do Portal: Sobra Organizacional; Alinhamento entre Alta Administração; Gerências e Líderes; Comunicação Inter e Intraorganizacional; Aprendizagem/Conhecimento Organizacional; Adaptação/Reinvenção; Complexidade e Política e Estratégia. Verificou-se, por fim, que a ausência de flexibilidade e descentralização das decisões nas organizações não impacta significativamente o sucesso da difusão, desde que esteja presente a Sobra Organizacional, ou seja, recursos além dos mínimos necessários para garantir o funcionamento das instituições.

     

  • Keywords
  • dados abertos; teoria da difusão de inovações; análise de conteúdo; fsQCA; Banco Central do Brasil; Portal de Dados Abertos do Bacen.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
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