Efeitos da virtualização do processo de aprendizagem durante a pandemia: um estudo exploratório

  • Author
  • Antonio Ferreira Daroz
  • Co-authors
  • Henrique Mamprin Frata , Mateus Pinho de Freitas , Danilo Martins Torini , Claudio Luis Cruz de Oliveia
  • Abstract
  • Em 2020, as Instituições de Ensino tiveram que virtualizar as aulas devido à necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid. Ainda que o modelo de ensino à distância tenha sido  adotado há mais de um século, as instituições tiveram que adaptar suas aulas presenciais rapidamente durante a pandemia para evitar maiores danos aos alunos através do Ensino Remoto Emergencial. Nesse sentido, a maturidade digital se fez essencial para as Instituições de  Ensino Superior, que precisaram alterar seus processos de ensino e aprendizagem. Esse estudo foi realizado pelo Núcleo de Transformação Digital da ESPM através de entrevistas e 2 surveys cujo objetivo foi avaliar o impacto da adoção do Ensino Remoto Emergencial no processo de aprendizagem dos alunos de Instituições de Ensino Superior durante a pandemia.

  • Keywords
  • Transformação digital. Ensino à distância. E-learning. Ensino superior.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Administração da Informação
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares