As cooperativas são conhecidas por serem entidades com forte participação junto às comunidades nas quais estão inseridas e esse modelo de organização é regido por princípios e valores que servem de diretrizes para a condução de gestão de ações. Este trabalho tem como objetivo principal analisar a prática do voluntariado corporativo como ação de responsabilidade social corporativa e sua relação com o capital social e os princípios cooperativistas. Para tanto, é utilizado como contexto empírico o cenário do voluntariado corporativo em uma cooperativa no Sul do Brasil. A pesquisa tem abordagem qualitativa e é um estudo de caso uma que a pesquisa esta focada em compreender a dinâmica exposta dentro de um contexto específico, combinando métodos de coleta de dados, como documentos e entrevistas. A partir de categorias prévias do capital social (estrutura social, fontes e dimensões do capital social) e do voluntariado corporativo (tipos de práticas), obtidas através da revisão teórica, os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 2 gestores responsáveis pela área do voluntariado corporativo e dois focus group com 18 funcionários que já participaram de alguma ação de voluntariado na cooperativa; dados secundários do site e documentos internos da instituição, também foram analisados para melhor compreensão das atividades do voluntariado. As entrevistas e os focus group foram transcritos e para auxiliar no processo de análise das informações, foi utilizado o software MaxQDA Analytics Pro 2022. Os resultados encontrados seguiram a linha do racional teórico trabalhado que aponta que as interações geradas pelos princípios cooperativistas e pelo voluntariado corporativo fortalecem o capital social da cooperativa. Foram identificados e descritos todos os componentes envolvidos na geração de capital social, conforme o modelo teórico utilizado. Um achado relevante na pesquisa foi que além dos componentes tradicionais para geração de capital social, percebeu-se forte presença e influência dos princípios cooperativistas para geração do capital social na cooperativa. Todas as categorias de análise do capital social foram encontradas nas ações de voluntariado corporativo, reforçando assim a geração de capital social por meio das práticas de voluntariado corporativo. Encontramos também a presença dos ODS em harmonia com o as ações de voluntariado, gerando assim um capital social com valor para os envolvidos. Nossos achados também mostram o voluntariado corporativo em forma de resposta para os desafios impostos pela COVID-19, reforçando assim a ideia de que as empresas com capital social mais forte, possuem maior capacidade de responder aos desafios sociais. Como sugestão para pesquisas futuras indica-se abordar outros aspectos que podem fortalecer o capital social no cooperativismo, como os valores e princípios isoladamente e projetos além do voluntariado. Assim como estudar a geração de capital social por meio do voluntariado corporativo em outros contextos organizacionais.