EMPLOYER BRANDING: O PAPEL DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA EMPREGADORA

  • Author
  • Laís de Paula Evangelista da França
  • Co-authors
  • Daisy Lima de Souza Santos , Rodrigo Luduvice da SIlva , Jamili da Silva Palmeira
  • Abstract
  • Dada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos quali-quantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos de atratividade.

  • Keywords
  • Employer branding, Marca empregadora, Cultura organizacional, Atratividade.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais
  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Marketing
  • Operações e Logística
  • Gestão Socioambiental
  • Administração da Informação
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares