COMO INFLUENCIADORES DIGITAIS, ATRAVÉS DO INSTAGRAM, ESTIMULAM A COMPRA DE BOLSAS DE LUXO

  • Author
  • Juliana Garcia Fernandes de Freitas
  • Co-authors
  • Felipe Galesi Jaoude
  • Abstract
  •  

    O consumo de conteúdos em mídias sociais, como o Instagram, tem influenciado na decisão de compra do público que segue influenciadores digitais nas plataformas. Visando estabelecer um canal direto com o público-alvo, marcas de luxo apostam na parceria com influenciadores para alavancar seus produtos, gerando desejo de compra no consumidor. Dentro desse segmento de mercado, um dos itens de maior interesse do público feminino são as bolsas de luxo, que levam o status de “It bag” quando se tornam um item de desejo em massa. Este trabalho tem como objetivo analisar o poder que os influenciadores do Instagram exercem em relação ao aumento do desejo de seus seguidores em adquirir uma bolsa de luxo. Para isso, partiu-se de uma base bibliográfica em conjunto com uma entrevista semiestruturada, de base qualitativa, realizada com mulheres do público-alvo. Após análise dos resultados, foi possível constatar que os influenciadores têm um papel relevante na decisão de compra de seus seguidores, visto que ajudam as marcas a traduzir o que está nas passarelas para a realidade. Todas as entrevistadas afirmaram levar em consideração as tendências postadas nas redes para decidir sua compra. Por outro lado, apontaram que, apesar de desejarem as bolsas de luxo da moda, sempre refletem antes de adquirir as peças devido ao alto custo desse segmento. Nesse sentido, foi possível observar a ascensão do mercado de moda circular, que oferece a oportunidade de adquirir itens de luxo seminovos por preços atrativos, possibilitando que mais mulheres realizem o sonho de adquirir as peças.

  • Keywords
  • Instagram, influenciadores digitais, mídias sociais, mercado de luxo, bolsa.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)