ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL DA REVENDA AGRÍCOLA KANADÁ NO INSTAGRAM: UM ESTUDO NETNOGRÁFICO

  • Author
  • Gabriel Guerra Jardim Bastos Lia
  • Co-authors
  • Gustavo Barbieri Lima , Sheila Farias Alves Garcia
  • Abstract
  •  

    O objetivo central da presente pesquisa é analisar as estratégias de marketing digital de uma revenda agrícola, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, por meio de um estudo netnográfico em seu perfil no Instagram, visando-se aprimorar a gestão de marca da empresa, assim como sugerir estratégias no meio digital. Para tal, utilizou-se a Netnografia como método de pesquisa. Os principais resultados apontaram que: (a) pôde-se constatar que os seguidores do perfil da Agrícola Kanadá se identificam, em sua maioria, com conteúdo em formato de imagem (em detrimento de vídeos e reels) e que a maior identificação acontece quando as postagens têm como temática pessoas e lugares do cotidiano da empresa, mostrando funcionários, clientes e propriedades de aplicação dos produtos, gerando maior disposição para os clientes/seguidores engajarem através de curtidas, comentários e visualizações; (b) pontua-se que é importante um redirecionamento de estratégias de marketing digital de maneira que invista mais em conteúdos que provaram dar resultados, ou seja, publicações que ressaltem a proximidade com o cliente, que o integrem no cotidiano da empresa, que mostrem produtos e serviços ofertados de forma mais direta e promova um atendimento diferenciado, abrindo o Instagram como um canal para mais esclarecimentos, dúvidas e contato.

     

  • Keywords
  • Gestão de Marca, Redes Sociais, Netnografia.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)