A Gestão de Conhecimento atua como um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação do conhecimento aos colaboradores de uma companhia. Com o direcionamento do conhecimento certo para o público certo, a informação é convertida em incremento de performance da organização. Administrar este ativo em uma rede para mapeá-lo, codificá-lo e segmentá-lo promove a facilidade de aprendizado e de compartilhamento de conhecimento. O objetivo central da presente pesquisa é resgatar o histórico da empresa ALPHA em relação ao conhecimento, detalhar as estruturas utilizadas nas ações de marketing e analisar como é feita a comunicação entre as equipes de marketing e vendas atualmente, assim como demonstrar como a implementação da Gestão de Conhecimento pode ser benéfica para a organização. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa multinacional ALPHA do setor pneumático, no que tange à gestão conhecimento na área comercial. Os principais resultados apontaram que, por meio dos quatro modos de conversão da Gestão do Conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização (SECI), é possível implementar as ferramentas de conhecimento mais adequadas, como treinamentos, diálogos, programa de ideias, alinhamentos sazonais e registros das informações. A Gestão de Conhecimento corrobora para que a organização mapeie os valiosos ativos intelectuais que possui e, a partir disso, invista em ferramentas, tecnologias e no compartilhamento de melhores práticas para que este conhecimento esteja cada vez mais inerente à cultura e ao sucesso da companhia.
Comissão Organizadora
Comissão Científica