GESTÃO DO CONHECIMENTO: IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO SECI PARA A EQUIPE DE VENDAS

  • Author
  • Beatriz Fleming Defavari de Andrade
  • Co-authors
  • Gustavo Barbieri Lima
  • Abstract
  •  

    A Gestão de Conhecimento atua como um processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação do conhecimento aos colaboradores de uma companhia. Com o direcionamento do conhecimento certo para o público certo, a informação é convertida em incremento de performance da organização. Administrar este ativo em uma rede para mapeá-lo, codificá-lo e segmentá-lo promove a facilidade de aprendizado e de compartilhamento de conhecimento. O objetivo central da presente pesquisa é resgatar o histórico da empresa ALPHA em relação ao conhecimento, detalhar as estruturas utilizadas nas ações de marketing e analisar como é feita a comunicação entre as equipes de marketing e vendas atualmente, assim como demonstrar como a implementação da Gestão de Conhecimento pode ser benéfica para a organização. Para tal, utilizou-se o método de estudo de caso único para se analisar a empresa multinacional ALPHA do setor pneumático, no que tange à gestão conhecimento na área comercial. Os principais resultados apontaram que, por meio dos quatro modos de conversão da Gestão do Conhecimento: Socialização, Externalização, Combinação e Internalização (SECI), é possível implementar as ferramentas de conhecimento mais adequadas, como treinamentos, diálogos, programa de ideias, alinhamentos sazonais e registros das informações. A Gestão de Conhecimento corrobora para que a organização mapeie os valiosos ativos intelectuais que possui e, a partir disso, invista em ferramentas, tecnologias e no compartilhamento de melhores práticas para que este conhecimento esteja cada vez mais inerente à cultura e ao sucesso da companhia.

     

  • Keywords
  • Aprendizagem, metodologia, treinamento, ferramentas, marketing.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)