O mercado brasileiro atual é caracterizado pela crescente participação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), que se mostram cada vez mais importantes para o desenvolvimento dos cenários econômico, empregatício, empresarial e geral do país. Apesar disso, a taxa de mortalidade desses negócios é considerável, sendo que um grande motivo apontado para tal panorama é a falta de planejamento estratégico. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar se as MPEs brasileiras adotam o planejamento estratégico e se uma aplicação concreta dessa ferramenta influencia a sobrevivência e o progresso desses negócios. Com o desenvolvimento de uma pesquisa quali-quantitativa, de caráter descritivo, e a aplicação de um questionário para gestores de um conjunto de micro e pequenas empresas brasileiras, obteve-se dados primários referentes ao desenvolvimento e aplicação do planejamento estratégico nas empresas. Analisando esses dados com métodos estatísticos descritivos simples, foi possível concluir que não se pode afirmar que a prática do planejamento estratégico influencia na prosperidade e na sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras. As empresas estudadas ainda não apresentam todos os recursos ou características gerenciais necessárias para a adoção do planejamento estratégico. Este estudo permitiu o conhecimento da realidade de um conjunto de micro e pequenas empresas brasileiras, além do conhecimento de seus gestores, no que tange à implementação do planejamento estratégico e aos fatores associados a tal ferramenta.
Comissão Organizadora
Comissão Científica