Impacto do Prouni e do Fies na Expansão do Ensino Superior privado no Brasil

  • Author
  • Joane Gláucia Silva de Almeida e Almeida
  • Co-authors
  • Domingos Antonio Giroletti , Reginaldo de Jesus Carvalho Lima , Antonio Alves Ferreira
  • Abstract
  •  

    O artigo tem por objetivo apresentar o resultado das contribuições do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para a expansão do Ensino Superior brasileiro. Nossa pesquisa visa contextualizar historicamente o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil, bem como apresentar as bases legais que sustentam os referidos programas. Utiliza-se, na sua elaboração, a perspectiva qualitativa, tendo por base dados de pesquisa documental. Por eles, constata-se que o Fies e Prouni representam marcos na expansão do Ensino Superior privado, ao possibilitar o crescimento das matrículas de pessoas de baixa renda tanto em instituições públicos quanto em faculdades privadas pela transferência de renda e por incentivos fiscais específicos. Por isto, o Fies e o Prouni destacam-se como políticas públicas importantes para promoção de maior acesso à Educação Superior com maior equidade social, mas que podem ser melhoradas e complementadas.

     

  • Keywords
  • Avaliação de Políticas Públicas, Perspectiva Histórica da Administração Pública, Ensino Superior, Financiamento Estudantil.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)