BUSINESS MODEL CANVAS: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA EM UMA CLÍNICA MÉDICA DO DISTRITO FEDERAL

  • Author
  • Rafael Cabral Couto
  • Co-authors
  • Vanessa Cabral Gomes
  • Abstract
  • O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de aplicação da ferramenta de diagnóstico de modelo de negócios, Business Model Canvas, bem como os seus resultados em uma clínica médica do Distrito Federal. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de natureza básica e aplicada de abordagem qualitativa. O procedimento técnico utilizado foi a pesquisa-ação, cujo objetivo é diagnosticar, afeiçoar problemas e encontrar soluções. A ferramenta escolhida foi o Business Model Canvas e a pesquisa foi aplicada em uma clínica médica do Distrito Federal. Os principais resultados apontam que o uso da ferramenta Business Model Canvas é simples, mas requer a ajuda de um especialista. Dessa forma, é necessário que o administrador se prepare para realizar uma explicação prévia para uma aplicação mais fluida da ferramenta. Ou seja, a pesquisa constatou que a aplicação dessa ferramenta se mostra simples e efetiva sob a supervisão de um administrador pois propicia uma reflexão sobre o modelo de negócio que gera proposições de possíveis melhorias sob a perspectiva dos clientes. Por fim, foram feitas algumas sugestões de melhoria no modelo de negócio como aumento da rede de parceiros e mudanças nos processos financeiros e de marketing.

  • Keywords
  • Business Model Canvas, Pesquisa-ação, Empreendedorismo.
  • Modality
  • Vídeos
  • Subject Area
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)