O e-commerce está intimamente ligado à Logística de Distribuição, e com o crescimento dessa modalidade de comércio eletrônico, a distribuição tem tido cada vez mais desafios. Neste contexto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar o uso e as preferências dos consumidores do DF e Entorno acerca das formas de entrega no e-commerce. Trata-se de uma pesquisa de método indutivo, de natureza aplicada, a nível descritivo, cuja abordagem é de caráter quali-quantitativo. O procedimento técnico adotado foi o survey, disponibilizado pela internet, com uma amostra de 404 respondentes. Os principais resultados apontam que o modelo de entrega predominantemente preferido é a entrega em domicílio pela praticidade e comodidade. Por outro lado, a entrega em pontos de coletas automáticos demonstra potencial de uso, porém requer condições mais vantajosas como frete mais barato ou grátis, prazo de entrega mais curto e boa distribuição dos lockers pela cidade, para evitar grandes deslocamentos para a coleta. Os achados do estudo contribuem para a construção de uma base de conhecimento útil para acadêmicos, profissionais, fornecedores de serviços técnicos e logísticos, formuladores de políticas e clientes, pois apresentam os desafios tecnológicos e de infraestrutura relacionados aos serviços logísticos.
Comissão Organizadora
Comissão Científica