A VISÃO DE ESTUDANTES SOBRE COMO OCORRE O DESVIO DE FUNÇÃO EM SITUAÇÕES DE ESTÁGIO EM ADMINISTRAÇÃO

  • Author
  • Jordana Náthaly Donizete de Souza
  • Co-authors
  • Henrique Geraldo Rodrigues
  • Abstract
  •  

    Apesar de o estágio, no ensino superior, caracterizar-se uma atividade formativa, de forma a facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, observa-se que, por vezes, os estágios distanciam-se de sua finalidade de aprendizagem, em decorrência de práticas de desvios de função. Com isso, nesta pesquisa, objetivou-se examinar como ocorre o desvio de função em situações de estágio em administração e quais são suas influências na experiência de estágio dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com contou com a participação de cinco estudantes de administração e em que os dados, coletados por meio de entrevistas individuais, forma analisados por meio de análise do conteúdo. Os resultados mostram que o desvio de função, nas experiências de estágio dos participantes da pesquisa, pode ocorrer por meio de atividades que não são relacionadas ao trabalho de administradores, bem como por meio de atividades que, apesar de inerentes ao trabalho de administradores, não estavam previstas no contrato de estágio. De um lado, as situações de desvio de função, em estágios em administração, podem levar a efeitos negativos, como o distanciamento do estágio de sua finalidade como uma prática formativa, pouco contribuindo para a formação profissional dos estudantes. Também, identificam-se a sobrecarga de trabalho e a experimentação, pelos estudantes, de sentimentos negativos em relação à vivência de estágio. Tais consequências negativas mostram-se presentes, em especial, quando o desvio se dá por meio de atividades não relacionadas ao conteúdo da formação em administração. De outro lado, pela visão dos estudantes, os eventos de desvio de função proporcionam, igualmente, efeitos positivos. Estes mostram-se na forma de possibilidades de aquisição de aprendizados relacionados à área de formação, e de acesso a oportunidades de trabalho com vínculo empregatício, tanto na organização que oferece o estágio quanto em outras organizações. Tais desdobramentos positivos parecem relacionar-se às situações de desvio em que eram realizadas atividades relacionadas ao trabalho de administradores.

     

  • Keywords
  • Estágio em administração; Ensino de administração; Desvio de função.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)