Apesar de o estágio, no ensino superior, caracterizar-se uma atividade formativa, de forma a facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, observa-se que, por vezes, os estágios distanciam-se de sua finalidade de aprendizagem, em decorrência de práticas de desvios de função. Com isso, nesta pesquisa, objetivou-se examinar como ocorre o desvio de função em situações de estágio em administração e quais são suas influências na experiência de estágio dos estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com contou com a participação de cinco estudantes de administração e em que os dados, coletados por meio de entrevistas individuais, forma analisados por meio de análise do conteúdo. Os resultados mostram que o desvio de função, nas experiências de estágio dos participantes da pesquisa, pode ocorrer por meio de atividades que não são relacionadas ao trabalho de administradores, bem como por meio de atividades que, apesar de inerentes ao trabalho de administradores, não estavam previstas no contrato de estágio. De um lado, as situações de desvio de função, em estágios em administração, podem levar a efeitos negativos, como o distanciamento do estágio de sua finalidade como uma prática formativa, pouco contribuindo para a formação profissional dos estudantes. Também, identificam-se a sobrecarga de trabalho e a experimentação, pelos estudantes, de sentimentos negativos em relação à vivência de estágio. Tais consequências negativas mostram-se presentes, em especial, quando o desvio se dá por meio de atividades não relacionadas ao conteúdo da formação em administração. De outro lado, pela visão dos estudantes, os eventos de desvio de função proporcionam, igualmente, efeitos positivos. Estes mostram-se na forma de possibilidades de aquisição de aprendizados relacionados à área de formação, e de acesso a oportunidades de trabalho com vínculo empregatício, tanto na organização que oferece o estágio quanto em outras organizações. Tais desdobramentos positivos parecem relacionar-se às situações de desvio em que eram realizadas atividades relacionadas ao trabalho de administradores.
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