GERAÇÃO Y E Z NO MERCADO DE TRABALHO: A ATRAÇÃO E RETENÇÃO COMO FERRAMENTA DO EMPLOYER BRANDING

  • Author
  • Ana Clara Moreira Fuchs
  • Co-authors
  • Cacilda Nacur Lorentz
  • Abstract
  •  

    Entender as dinâmicas que permeiam o mercado de trabalho é tarefa indispensável às instituições que vislumbram a consolidação de uma marca empregadora sólida e capaz de atrair e reter talentos. Concomitantemente, cresce a quantidade de colaboradores e candidatos pertencentes às gerações Y e Z no mercado de trabalho, por isso o presente artigo tem como objetivo compreender como as estratégias de atração e retenção fortalecem a marca empregadora para indivíduos das gerações Y e Z. Para realização dessa pesquisa houve criteriosa seleção e análise de artigos pertinentes às temáticas que tangenciam a problemática, tais como os comportamentos de mercado que caracterizam as gerações Y e Z e os impactos do employer branding na escolha da empresa. Metodologicamente trata-se de uma revisão de literatura, pesquisa. Foram identificados nove artigos na base de dados Google Acadêmico considerando-se a data de publicação dos mesmos a partir de 2010 por se tratar de uma temática recente. Por fim, constatou-se a necessidade de criar estratégias de atração e retenção que dialoguem com o sentido de trabalho para cada geração a fim de potencializar a marca empregadora. As conexões estabelecidas nesse trabalho abrem espaço para debates acadêmicos e estudos futuros que aprofundem na temática, de forma a dialogar com a multidisciplinariedade envolvida na gestão de pessoas.

     

  • Keywords
  • marca empregadora; atração; retenção; gerações Y e Z
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)