ELABORAÇÃO DE CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA-MG NO CONTEXTO DA COVID-19

  • Author
  • Amanda Marques Souza
  • Co-authors
  • Verônica Lourenço Guimarães , Fernanda Cristina da Silva , Andréia Aparecida Albino , Andréia de Fátima Hoelzle Martins
  • Abstract
  • O objetivo do estudo foi analisar o processo de elaboração de campanhas de Marketing Social como estratégia de prevenção à Covid-19. É esperado que essas campanhas induzam comportamento positivo dos indivíduos e diminuam a disseminação do vírus. Foi realizado um estudo de caso e análise documental na Universidade Federal de Viçosa. Tendo como referência teórica o Marketing Social, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados por meio de documentos desenvolvidos pela instituição e de entrevistas com gestores da UFV considerados atores estratégicos, os quais foram analisados utilizando-se a Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que as campanhas possuíam causa bem estabelecida, definição de um público-alvo e objetivo determinado. Tais campanhas buscaram orientar a sociedade, estimulando comportamentos preventivos à Covid-19. Acredita-se que este estudo é relevante devido ao contexto de pandemia, que mostrou a necessidade de instituições públicas atuarem de forma estratégica, visando à mudança do comportamento da sociedade, experiência que pode ser útil para o enfrentamento de outros cenários de crise.

  • Keywords
  • Marketing social. Comportamento do consumidor. Prevenção. Pandemia. Covid-19.
  • Modality
  • Comunicação oral
  • Subject Area
  • Marketing (Júnior)
Back Download
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Pleno)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Pleno)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Pleno)
  • Estratégia
  • Estudos Organizacionais (Pleno)
  • Finanças (Pleno)
  • Gestão de Pessoas (Pleno)
  • Marketing (Pleno)
  • Operações e Logística (Pleno)
  • Gestão Socioambiental (Pleno)
  • Administração da Informação (Pleno)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Pleno)
  • Casos de Ensino (Pleno)
  • Administração Pública, Governo, Estado e Sociedade e Terceiro Setor (Júnior)
  • Empreendedorismo, Startups e Inovação (Júnior)
  • Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração (Júnior)
  • Estratégia (Júnior)
  • Estudos Organizacionais (Júnior)
  • Finanças (Júnior)
  • Gestão de Pessoas (Júnior)
  • Marketing (Júnior)
  • Operações e Logística (Júnior)
  • Gestão Socioambiental (Júnior)
  • Administração da Informação (Júnior)
  • Produtos Técnicos e Tecnológicos: Projetos Transdisciplinares (Júnior)
  • Casos de Ensino (Júnior)

Comissão Organizadora

  • Manolita Correia Lima (ESPM)
  • Maria Carolina Conejero (FEI & ESPM)
  • Edson Sadao Iizuka (FEI)

 

Comissão Científica

  • Adrian Kemmer Cernev (FGV EAESP)
  • Aline Mariane de Faria (FEI)
  • Ana Paula Bauer (FAETERJ)
  • Andres Veloso (FEA-USP)
  • Carolina Machado Saraiva (UFOP)
  • Dafne Oliveira Carlos de Morais (FEI)
  • Deborah Zouain (UNIGRANRIO)
  • Elisangela de Jesus Furtado da Silva (FDC - Fundação Dom Cabral)
  • Francisco Barone (UFF)
  • Gabriel Machado Braido (UNIVATES)
  • Isabela Regina Fornari Müller (ESAG/UDESC)
  • Isnard Marshall Jr (FGV)
  • Jaqueline S. Rosa (UFRR)
  • Jairo de Carvalho Guimarães (UFPI)
  • Jussara Goulart da Silva (UFU)
  • Luciel Henrique de Oliveira (PUC MG)
  • Marcio Cardoso Machado (UNIP)
  • Maria Laura Ferranty Mac Lennan (FEI)
  • Martin Jayo (USP)
  • Nério Amboni (ESAG/UDESC)
  • Rafael Guerreiro (UFU)
  • Ricardo Machado (FGV)
  • Sandra Garcia (UNIR)
  • Silas Mendes (UFMG)
  • Talita de Oliveira Trindade (Ibmec/RJ)
  • Thiago Henrique Almino Francisco (UNESC)